Conhecer o público-alvo da farmácia como estratégia para maximizar as vendas

Alan Landecker
Alan Landecker
Manoel Conde Neto

Apesar de todos os comércios possuírem frequentadores e consumidores distintos, regulares ou pontuais, é essencial conhecer o seu público-alvo. Manoel Conde Neto, proprietário da Farma Conde, compreende o conhecimento do público-alvo da farmácia como recurso primordial para investir em ações de marketing que geram retorno direto e seguro aos negócios.

Conhecer o público-alvo com profundidade permite que o empreendedor farmacêutico direcione seus esforços aos clientes que estão além dos números que fazem volume durante a pesquisa de mercado. Na ótica do empresário Manoel Conde Neto, isso significa a realização de ações com clientes que verdadeiramente agregarão retorno aos negócios.

Para descobrir quem é o público-alvo de seu empreendimento farmacêutico, é preciso realizar uma pesquisa na região de atuação para identificar o perfil dessas pessoas. Através de informações e análise de comportamento, o empreendedor poderá construir um perfil detalhado sobre os consumidores em potencial, fazendo com que o direcionamento de suas estratégias sejam voltados para esse nicho do mercado. 

Independente do segmento da organização, é essencial averiguar qual o tipo de perfil de compradores que se deseja nos negócios. Esse perfil deve estar atrelado intrinsecamente com os resultados que se esperam para as vendas. Por isso, o empresário Manoel Conde Neto acredita que as farmácias devem estabelecer as pessoas economicamente ativas como principais consumidores de seus produtos e, a partir disso, afunilar o público-alvo da farmácia para desenvolver o modelo ideal de consumidor.

A construção do consumidor ideal é feita através de uma persona, isto é, a representação – por meio de uma personagem – de seu consumidor, de acordo com as características ideias que o comércio espera para esse perfil. Manoel Conde Neto considera que, a partir disso, é possível focalizar as ações de marketing e alinhar suas ações para essa pessoa ideal, o que, por consequência, expande o alcance de clientes e aumenta as vendas. 

Essa persona confeccionada pela empresa garante que as estratégias de comunicação com o público-alvo sejam direcionadas especificamente para esse perfil. Desse modo, ao elaborar estratégias de marketing, é preciso pensar nessa personagem, em como interagir com ela, como ela receberá a mensagem, quais recursos seriam chamativos a essa pessoa, como a empresa deve atendê-la e se relacionar, etc.

A identificação desse nicho de mercado permite que a farmácia realize promoções direcionadas para atingir especificamente esse perfil. Na perspectiva de Manoel Conde Neto, essas ações conduzidas permitem que a empresa crie valor para seus consumidores por meio de atendimento personalizado, o que possibilita a fidelização de clientes, aumentando os níveis de vendas e da relação empresa-consumidor.

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