O Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), de São Paulo, implementa novo protocolo de Cirurgia Segura. A prática é uma solução gerenciada pelo Núcleo de Gestão de Risco e Qualidade junto com a gerência e coordenação do Centro Cirúrgico que tem a finalidade de determinar as medidas a serem implantadas para reduzir a ocorrência de incidentes e mortalidade durante cirurgias. As mudanças aumentam a segurança na realização de procedimentos, por meio do uso da Lista de Verificação de Cirurgia Segura, desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), além de contribuir também com a segurança profissional de saúde.
O protocolo é apresentado como um formulário sistêmico a ser preenchido como um checklist e compreende quatro etapas: inicia com a observação dos cuidados pré-operatórios, a serem preenchidos pela enfermagem da unidade em que o paciente encontra-se internado, seguida de três etapas preenchidas já dentro do centro cirúrgico em momentos distintos. Primeiro, antes da indução anestésica, um segundo momento antes da indução cirúrgica e por fim, antes do paciente sair da sala cirúrgica. Em cada uma das etapas são verificados os itens que garantam a segurança do paciente.
“É imprescindível que o formulário seja devidamente preenchido e mantido no prontuário do paciente para garantir o preparo adequado em todas as etapas do procedimento cirúrgico”, afirma Josiane Monteiro de Moura, coordenadora do Cedep.
O Núcleo de Gestão de Risco e Qualidade do HSPE realizou treinamento para Diretores de serviço e lideranças entre os dias 12 e 17 de junho de 2024.