3 diferenças entre financiamento e empréstimo pessoal | eCred

Você sabe a diferença entre financiamento e empréstimo pessoal? Se alguém te perguntasse agora, saberia responder? Se sua resposta foi “não” para as duas perguntas, já justifica o porque esse texto interessou você. Entenda o que são esses dois tipos de crédito e quais são suas principais diferenças na hora de escolher entre eles.

O que é empréstimo pessoal?
É um tipo de crédito sem restrições para o uso, você solicita o valor que deseja e pode usá-lo como quiser. Sem grandes explicações para o banco, sua única obrigação é pagar, claro. O fato de não ter um objetivo pré-decidido por acabar impactando no número de parcelas e juros. No entanto, ainda é uma ideia para trocar aquele sofá velho de casa, mobiliar um novo cômodo, ou pagar um dívida que está com os juros nas alturas.

O que é financiamento?
Aqui já precisa dar mais explicações. Para solicitar um financiamento, você precisa dizer para que vai usar o dinheiro, como comprar um imóvel, um novo carro, ou fazer a reforma da casa. O dinheiro precisa ter um destino certo, mas não ache isso ruim, o fato do banco saber exatamente para o que vai ajudar você, muitas vezes reduz os juros.

3 diferenças entre empréstimo e financiamento
Ao saber essa três diferenças, você pode escolher a melhor opção para sua necessidade.

1 – Finalidade
Essa é na verdade a grande diferença, pois o financiamento é um tipo de empréstimo, mas que tem uma finalidade específica e será usado para um objetivo já definido e alinhado com o banco. Diferente do empréstimo pessoal que você não precisa avisar o banco, mas isso não significa que você não saiba para o que vai usar. No caso do financiamento, o valor emprestado é exatamente o que você vai pagar no imóvel ou no veículo.

2 – Praticidade
Por conta da finalidade, o financiamento é mais burocrático. Você precisa comprovar como vai gastar o dinheiro. Então, existe uma série de papeladas a ser entregue e pode demorar um pouco mais. Com isso, o empréstimo pessoal se torna mais prático.

3 – Juros
Esse é o ponto que favorece bastante o financiamento, e o que justifica toda burocracia. Por ter um objetivo certo, as taxas de juros são reduzidas nos financiamentos, comparado com empréstimo pessoal de igual valor.

Tudo é uma questão de planejamento e necessidade
Se você sabe exatamente para o que precisa e quanto vai precisar de dinheiro fica muito mais fácil de comparar opções de crédito no mercado, e escolher a ideal para o seu bolso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui