Dicas e truques para economizar gasolina

Marcio Alario Esteves
Marcio Alario Esteves

Com a alta do dólar está cada vez mais difícil manter o tanque de gasolina cheio, por isso, o empresário Marcio Alario Esteves que adora uma economia dá dicas à nossa redação em como economizar gasolina e aliviar o bolso! Confira as dicas e truques e saiba como rodar mais quilômetros na cidade.

Os hábitos elencados não apenas contribuem para a economia, como auxiliam no prolongamento da vida útil do veículo, pois poupam freios, embreagem e motor, explica Márcio Alario Esteves. Desse modo, mudanças sutis, na forma e hábitos de dirigir, podem provocar grandes melhorias.

Evite frenagens bruscas

Dirigir de forma sutil e leve, segundo Márcio Alario Esteves, contribui para o prolongamento do veículo, isto é, há a diminuição do desgaste nos freios, pneus e na suspensão. Além disso, é preciso respeitar a troca de marchas, se atentando ao giro do motor.

Manutenção preventiva

Ademais, um ponto importantíssimo que garantirá economia e menos dores de cabeça ao motorista é manter a manutenção do veículo em dia. O empresário Márcio Alario Esteves explica que há um melhor desempenho no motor e, consequentemente, economia com manutenções preventivas adequadas. A troca de um filtro de ar pode gerar grandes economias. Desse modo, trocar filtros de ar, óleo, velas etc são ótimas maneiras de manter o carro em dia e econômico.

Balanceamento, alinhamento e calibração

Além desses cuidados, manter em dia a calibração dos pneus reduz o atrito do pneu e asfalto e aumenta o desempenho do carro, ademais, o alinhamento e balanceamento são outros pontos relevantes, pois reduzem o desgaste dos pneus, explica Márcio Alario Esteves.

Não deixe o carro no ponto morto em descidas

A famosa expressão “dirigir na banguela” é bastante conhecida, trata-se de colocar o veículo no ponto morto em descidas com a ideia falsa de economia de combustível, o que ocorre é que esse hábito pode causar acidentes, pois força o sistema de frenagem e pode causar problemas mais sérios no carro a longo prazo. É preferível manter o carro em uma marcha pesada para auxiliar os freios, diz Márcio Alario Esteves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui