Como é a recuperação de uma prostatectomia robótica: entenda como funciona

Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes é médico especialista em urologia, mestre e doutor na área, além de atuar hoje, no Rio de Janeiro, em um ramo muito tecnológico da área: a prostatectomia robótica, trata-se de uma cirurgia minimamente invasiva para o tratamento do câncer de próstata.

A cirurgia robótica veio para ficar, pois trata-se de uma cirurgia minimamente invasiva, em que não há a necessidade de uma incisão maior (se comparada à cirurgia aberta) . Além disso, o médico utiliza ferramentas modernas, com o auxílio de robôs e câmeras arrojadas para a realização do procedimento.

Dessa maneira, as chances de falhas diminuem consideravelmente e elevam o grau de sucesso da cirurgia. O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes ressalta que além dos braços mecânicos de um robô, o aparelho visual que o médico utiliza aumenta o tamanho real, desse modo, há mais facilidade em realizar a cirurgia.

A cirurgia, como citado anteriormente, é considerada minimamente invasiva, dessa forma, as dores são amenizadas e a recuperação do paciente é feita de forma gradual e rápida (se comparada a procedimentos mais invasivos).

De fato, a recuperação ocorre de forma mais rápida se comparada a outros procedimentos cirúrgicos mais invasivos, contudo, para voltar a rotina normalmente, é preciso repouso e os cuidados necessários para evitar infecções e complicações, aconselha Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, médico especialista em urologia e co-autor do livro Urologia Minimamente Invasiva.

O médico Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes ressalta que por mais que a cirurgia seja considerada minimamente invasiva e os benefícios de confecção e recuperação deste sejam inúmeros, ainda assim é um procedimento cirúrgico e merece a devida atenção e cuidados. Portanto, o acompanhamento médico é essencial.

Além disso, a perda de sangue é menor, bem como os riscos de possíveis complicações, sendo assim, a prostatectomia robótica é uma cirurgia altamente eficaz e muito moderna. O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes que introduziu no seu consultório há alguns anis e a taxa de satisfação é altíssima entre seus pacientes. Varicocele tem tratamento? Confira os métodos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui