Creatinina e Ureia: resultados de exames de sangue exibem o funcionamento dos rins

Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes

 O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes é médico urologista há mais de 20 anos, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ e mestre e doutor pela Universidade de São Paulo, UNIFESP, o médico atua no ramo tecnológico de cirurgia minimamente invasiva para tratamento do câncer de próstata, a prostatectomia robótica, sendo co-autor do livro Urologia Minimamente Invasiva. Dessa maneira, imbuído de conhecimento acerca do assunto, explica sobre as substâncias no exame de sangue para avaliação do funcionamento dos rins.

“Essas substâncias são encontradas na corrente sanguínea, desta maneira, é possível qualificá-las através de um exame de sangue”, afirma Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. O que ocorre para haver a correlação entre o funcionamento dos rins e os níveis de creatina e ureia é que se os rins começam a trabalha de maneira inadequada ou ineficiente, os níveis dessa substância tendem a subir, pois haverá uma maior concentração de creatina e ureia no sangue.

Dessa maneira, segundo o médico Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, quanto mais alta for a taxa de creatina, mais altos são os níveis de insuficiência que o rim apresenta. A creatinina é um resíduo a partir da sintetização da proteína creatina fosfato, proteína responsável por oferecer energia ao músculo.

Já em se tratando da ureia, é uma substância que é produzida no fígado e também é oriunda de um processo de sintetização. Mesmo a creatinina sendo mais específica e confiável, a ureia também é usada para checar os níveis das substâncias e, consequentemente, averiguar o funcionamento dos rins.

“Os rins são fundamentais para o bom funcionamento do corpo, pois filtram o sangue, elimina toxinas através da urina, além de auxiliar a produção de glóbulos vermelhos”, enfatiza Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. Dessa maneira, fica evidente a importância que esse órgão tem para com o corpo humano.

Portanto, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes alerta e enfatiza a necessidade de realizar exames e consultas médicas de forma periódica, pois é apenas através dos resultados dos exames que é possível identificar e possuir um resultado de exame e funcionalidades dos rins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui