Descubra tudo o que você precisa saber sobre o pagamentos de tributos no Brasil

Amauri Jacintho Baragatti
Amauri Jacintho Baragatti

Para que um país possa ser bem administrado e tenha recursos para atender as necessidades de toda a sociedade, o advogado Amauri Jacintho Baragatti acredita que o pagamento de tributos é essencial. Por esse motivo, cada país possui seus próprios regimes, normas e regulamentações que buscam organizar o recolhimento de impostos. 

No Brasil, isso não é diferente e o país possui o próprio regime tributário, que visa arrecadar recursos para realizar melhorias e manutenções do Estado. No entanto, a tributação no Brasil é um tema que gera muitas dúvidas na grande maioria das pessoas. Para esclarecer todas as questões sobre esse assunto, continue lendo este artigo! 

O que são os tributos

Os tributos são aquelas cobranças e contas obrigatórias e que todas as pessoas devem pagar para usufruir de bens como carros, motocicletas, residências, empreendimentos e muito mais. Segundo o advogado Amauri Jacintho Baragatti, esses tributos são necessários para a realização de melhorias, manutenções e outras ações nas estradas e outros setores do país. 

Diferenças entre contribuições, impostos e taxas

Uma das grandes dúvidas que muitas pessoas têm quando o tema é o sistema de tributação brasileiro é as diferenças entre contribuições, impostos e taxas em relação aos impostos. De acordo com o Dr. Amauri Jacintho Baragatti, essas três modalidades de cobranças (taxas, contribuições e impostos) são consideradas formas diferentes de tributos.

Principais tributos no Brasil

Entre os principais tributos no Brasil, é possível encontrar o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS), por exemplo. 

Tributos para empresas

Se você é um empresário e ainda não sabe quais são os tributos de pagamento obrigatório que implicam sobre a sua empresa, essa leitura irá te ajudar! Segundo o Dr. Amauri Jacintho Baragatti, toda empresa deve possuir um CNPJ e, consequentemente, existem tributações específicas para a manutenção dos negócios, a depender do modelo de registro que sua empresa possui. 

Consulte um especialista

Por fim, se você ainda tem dúvidas sobre o pagamento de impostos e deseja conhecer mais sobre o assunto para não ter problemas no futuro, o advogado tributarista Amauri Jacintho Baragatti acredita que o melhor caminho é consultar um especialista sobre o tema. Assim, é possível descobrir quais são suas obrigações com o Estado e cumprí-las!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui