Tiroterapia: uma prática para aliviar a tensão

Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros
Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros

Muitas pessoas buscam refúgio nos esportes para aliviar o estresse, mas sabia que é possível fazer isso por meio da prática de tiro? Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros — instrutor de tiro que está à frente do estande de tiro em Brasília no qual Renan Bolsonaro, filho do presidente do Brasil, treina —  considera a tiroterapia uma atividade que, ao longo dos últimos anos, cresceu consideravelmente entre os colecionadores ou praticantes do esporte que buscavam relaxamento.

Comumente praticada entre os atiradores esportivos, colecionadores e amantes de armas de fogo, a tiroterapia é, assim como as demais técnicas e atividades, uma excelente alternativa para aliviar as tensões da rotina e, ao mesmo tempo, proporcionar entretenimento para os praticantes. 

Mas, afinal, o que é a tiroterapia?

Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, atirador esportivo e desportivo há dez anos, comenta que a prática do tiro esportivo realizada em um estande de tiro. Assim, no espaço adequado, com todos os equipamentos, instruções e com supervisão de um profissional qualificado, muitos praticantes do esporte encontram nas armas um meio de descarregar o estresse e aliviar o corpo dos problemas.

Apesar de ser voltada ao alívio de estresse, a tiroterapia não é responsável somente por proporcionar relaxamento ao corpo, ela também traz, na percepção do instrutor de tiro Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, uma série de benefícios para o praticante do esporte. Dentre eles, pode-se citar: autocontrole, melhor compreensão das emoções, aumento do foco e concentração, desenvolvimento motor e aprimoramento do equilíbrio.

Mesmo sendo uma prática que sofre preconceito constante devido a associação das armas de fogo com a violência, o esporte e a prática de tiroterapia são excelentes alternativas para ensinar disciplina, responsabilidade no manuseio da arma e, principalmente, para proporcionar bem-estar ao praticante.

Segundo o Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, a tiroterapia é muito popular em países como Estados Unidos. Já no Brasil, há uma crescente tendência à prática, como também ao tiro esportivo e aos cursos de tiro para conquistar um registro de armas de fogo e o certificado de caçador, atirador e colecionador (CAC).

Sendo assim, se você deseja relaxar a mente e descarregar os problemas com um esporte diferenciado, buscar um estande de tiro pode ser a resposta para aliviar o estresse e encontrar tranquilidade e entretenimento fora da rotina. Ademais, Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros considera que vale a pena, ao menos, visitar um local adequado e conhecer a prática para ter certeza de que essa será ideal para você.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui